
A Academia Militar “Marechal Samora Machel” inaugurou na manhã desta Sexta-feira (22/05), uma nova fase da sua história, com a realização da primeira apresentação pública de defesas de mestrados dos cursos pós-laboral. A apresentação decorreu em observância do estado de emergência obedecendo o distanciamento social e o uso de mascaras.
O evento contou com a presença do Magnífico Reitor da Academia Militar Cristóvão Artur Chume que, foi, também, presidente da primeira mesa de júri, que discutiu “O Uso de laboratórios móveis no Processo de Ensino e Aprendizagem de Francês como língua estrangeira. Caso da Academia Militar “Marechal Samora Machel”.
Para completar, a primeira mesa de defesa, estiveram presentes Guedes António Caetano, Doutorado em Informática na educação e Docente da Universidade Rovuma, que desempenhou o papel de oponente, e ainda Feliciano José Pedro, Doutorado em Ensino de Francês, Docente da Universidade Rovuma, que desempenhou o papel de Orientador.
Segundo o Reitor da Academia Militar o tema ora apresentado é pertinente e responde aos desafios da actualidade num período em que as instituições de ensino no país leccionam usando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s), devido a pandemia da Covid-19.
O proponente da primeira dissertação de mestrado defendida na Academia Militar, Tenente Fernando Vungo, por sinal, docente da disciplina de Francês na mesma instituição, defendeu que havendo cada vez mais estudantes com acesso a Tecnologias de Informação e Comunicação (telemóveis, tablets e leptops) fica mais fácil desenvolver competências para aprendizagem das línguas Ouvir, Falar, Ler e Escrever.
Vungo afirmou ainda no espaço de perguntas e respostas, que a academia militar está bem posicionada no Processo de Ensino-Aprendizagem de francês como língua estrangeira, e a prova disso são os bons resultados que tem arrecadado nos concursos de língua francesa, designadas DELF (Diploma em Estudos de Língua Francesa) e DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa) promovidos pelo Instituto de Línguas de Moçambique.
Vungo deixou ainda algumas recomendações em torno da pesquisa por si desenvolvida “A Academia Militar precisa investir mais nas Tecnologias de Informação e Comunicação de modo a tornar os laboratórios móveis mais acessíveis, e tornar o Processo de Ensino-Aprendizagem mais eficaz nesta instituição de ensino”.
As defesas de mestrados dos cursos pós-laboral hoje iniciadas na Academia Militar ”Marechal Samora Machel” decorrem até ao dia 9 de Julho, e há previsão de que se realizem 86 defesas.
De recordar que os cursos de mestrado na Academia Militar ”Marechal Samora Machel”, iniciaram em 2018, com os cursos de Psicopedagogia, Higiene e Segurança no Trabalho e Recursos Humanos, com cerca de 150 estudantes inscritos.
5 Comments
Saiete
Parabéns pela conquista e determinação MA Vungo. Almejamos trilhar o seu caminho
admin
Disponha-se! Abraços
Mauro cash
Estás de parabéns irmão Vinho.
Beto Sumana
Parabéns Tentente pela dissertação! Forças e um abraço a todos.
Edson Manga
Parabéns Sr. Tte, sucessos!